7 benefícios de investir no mercado imobiliário da Flórida

Categoria: Investir

7 benefícios de investir no mercado imobiliário da Flórida


Você sabe quais são os principais benefícios para você, investidor, investir no Sunshine State?

Recentemente, temos pontuado aqui no Blog da Selecta Realty uma série de fatores que tornam o mercado imobiliário da Flórida uma ótima opção de investimentos. Neste artigo, vamos retomar alguns pontos cruciais e determinantes para que esse tipo de investimento tenha se tornado uma tendência entre investidores brasileiros, bem como seus principais benefícios, que são:

  1. Aquecimento do mercado imobiliário da Flórida
  2. Recebíveis em dólar
  3. Segurança e facilidade dos investimentos
  4. Valorização a longo prazo
  5. Rentabilidade
  6. Proteção do capital investido
  7. Qualidade de vida

De acordo com o Relatório de Investimento Direto de 2018, pesquisa anual realizada e divulgada pelo Banco Central - que analisou o montante investido por brasileiros entre 2007 e 2017 - os investimentos em imóveis no exterior cresceram 240% nesses 10 anos. O montante total investido pelos brasileiros pulou de 1,844 bilhão de dólares em 2007 para 6,279 bilhões em 2017.

Selecta Realty-3

Em 2017, os EUA foram o principal destino dos investimentos brasileiros no exterior, concentrando 34,4% dos 6,279 bilhões de dólares, que totalizam 2,161 bilhões de dólares. De acordo com matéria do jornal O Estado de São Paulo, publicada em março deste ano, investidores brasileiros aplicaram o montante de 2,2 bilhões de dólares (cerca de 7,7 bilhões de reais) no mercado imobiliário norte-americano. Além de afirmar essa tendência de investimento, esse dado é importante para entendermos que a procura por esse tipo de investimento é uma crescente.

O grande destino desses investimentos é na Flórida, estado localizado ao sul dos EUA. Somente em Miami, por exemplo, grande atração turística do estado, são mais de 300 mil brasileiros morando na cidade, que movimentam aproximadamente 5 bilhões de dólares ao ano.

Quanto ao turismo do estado, carinhosamente apelidado de Sunshine State, no ano passado mais de 126 milhões de turistas visitaram as principais cidades com atrações, como Orlando, Miami, Palm Beach, Fort Lauderdale, Tampa, Jacksonville e Cape Coral. Desse total, mais de 1 milhão de turistas são brasileiros, e o estado tem expectativas para superar essa marca em 2019.

Esses números acentuam a ideia de que a Flórida é um ótimo lugar para investir. Nós separamos os 7 principais benefícios de investir no Sunshine State, vamos a eles:

1. Aquecimento do mercado imobiliário da Flórida

Por que não investir em um estado norte-americano cuja economia superou o marco de 1 trilhão de dólares, com movimentação diária de 2,75 bilhões de dólares? Pois é. Além disso, a procura por imóveis - que sofreram uma atenuada crescente de preços - aumentou, muito por conta da movimentação turística, bem como pela menor taxa de desemprego registrada em 12 anos no estado.

2. Recebíveis em dólar

Para quem quer investir em Vacation Homes com o intuito de locação por temporada, investir no exterior, principalmente nos EUA, é um movimento inteligente em razão da facilidade de financiamento para estrangeiros, além dos recebíveis em dólar. Em muitos casos, a locação do imóvel serve para quitar as parcelas mensais do financiamento e ainda se comporta como uma fonte extra de renda que, com a moeda americana mais forte, pode ser fundamental para melhorar a qualidade de vida aqui no Brasil.

3. Segurança e facilidade dos investimentos

Adquirir um imóvel nos EUA é uma tarefa muito mais simples do que aqui no Brasil. Por exemplo, a negociação de um imóvel brasileiro, desde o interesse, trâmites jurídicos e financeiros, aceite da proposta, até a retirada das chaves pode levar até seis meses. Há casos em que esse processo dura até 1 ano.

Nos EUA esse processo leva, em média, de três semanas a 45 dias. A documentação necessária não é extensa e facilita muito se você tiver uma conta bancária norte-americana.

O processo torna-se ainda mais fácil se você trabalhar com consultores imobiliários experientes como os agentes da Selecta Realty, te auxiliando em todo o processo.

Além disso, dizer que os investimentos imobiliários nos EUA são seguros é uma afirmação extremamente verdadeira. Tanto o financiamento quanto os trâmites legais desse processo são facilmente compreensíveis e, principalmente, transparentes. Assim como no Brasil, você terá de comprovar sua fonte de renda, origem do capital e que sua saúde financeira possibilita o valor de entrada do financiamento e quitação das parcelas posteriores.

4. Valorização a longo prazo

Nos últimos 5 anos, a cidade de Orlando, por exemplo, registrou uma valorização de 62% sobre o valor dos imóveis. Anualmente, a média é de 9%. De acordo com matéria da Forbes, para os próximos anos, até 2021, é esperado que esse número suba 35% em relação ao ano anterior.

5. Rentabilidade

Como já dissemos, colocar sua propriedade na Flórida para locação não é somente inteligente, como também é rentável. Ainda que haja custos recorrentes, a renda gerada pela locação do imóvel em temporadas de alta procura é suficiente para cobrir essas despesas e ainda sobra dinheiro para reinvestir ou poupar.

Essa rentabilidade acentuada se dá muito por conta da valorização a longo prazo dos imóveis na Flórida, como também é resultado do aquecimento da economia do estado, como já citamos neste blog post.

6. Proteção do capital investido

O mercado imobiliário dos EUA - mesmo com a crise das subprime em 2008 - é um dos mercados mais sólidos e seguros do mundo. Nesse sentido, investir em imóveis - assim como no Brasil - é mais seguro do que outros tipos de investimentos.

7. Qualidade de vida

Por fim, um dos motivos mais atrativos para os investidores se trata da qualidade de vida que contar com um imóvel na Flórida permite. Pense que você adquiriu um imóvel na Flórida, em Orlando ou Miami, por exemplo. Imagine também que quase todos os anos você viaja a passeio para essas cidades. Contar com um imóvel que é seu não serve somente como uma fonte extra de renda, mas como um lugar para passar suas férias nos EUA.

Essas duas cidades, grandes pontos turísticos do estado sulista norte-americano são completas no que tange a infraestrutura, entretenimento, parques, praças, lagos. Então sim, é possível alugar seu imóvel e ainda viajar nas suas férias sem custos com hospedagem.

Agora que você entendeu os grandes benefícios de investir na Flórida, está na hora de começar a se planejar, certo? Dúvidas surgirão e nosso time de especialistas no mercado imobiliário da Flórida estão à disposição para te ajudar em todo o processo.