Como encontrar trabalho nos Estados Unidos?

Categoria: Morar nos EUA

Como encontrar trabalho nos Estados Unidos?


Muitas pessoas têm alimentado cada vez mais o tal "sonho americano" e estão dispostas a recomeçar a vida na terra do Tio Sam. De acordo com informações do Itamaraty, há mais de 1,3 milhão de brasileiros vivendo nos EUA, sendo que 300 mil deles moram na Flórida.

Estima-se que esse número é maior, afinal, não leva em conta o fluxo migratório ilegal. Essas pessoas resolveram migrar em busca de qualidade de vida, segurança, bons salários e educação de excelência.

Mas apesar de muito motivados, a maioria dos brasileiros ficam receosos ao pensar nesse recomeço. Uma das maiores questões é justamente sobre o emprego, a maior parte das pessoas que migram para os Estados Unidos trabalham em setores como serviços domésticos, turismo e construção civil. Nos últimos anos, no entanto, aumentou o número de brasileiros mais qualificados que resolvem tentar a vida em território norte-americano. Como validar o diploma nos Estados Unidos nem sempre é simples, eles optam pelo empreendedorismo.

Há muitas oportunidades de trabalho nos EUA para brasileiros em 2019. Veja a seguir algumas dicas para encontrar uma vaga no país:

Seja um imigrante legal

Se você não respeita as políticas de imigração do país, corre o risco de ser deportado a qualquer momento.

Sem um visto que possibilite o trabalho, a possibilidade de você encontrar uma boa vaga também é bastante baixa, pois os imigrantes ilegais trabalham na clandestinidade e, frequentemente, trabalham em sub empregos.

Fale inglês

Tentar a vida nos Estados Unidos sem saber inglês é muito arriscado. Antes de imigrar, o ideal é que você estude o idioma e adquira pelo menos os conhecimentos básicos.

Prepare um currículo "americanizado"

Para conseguir uma oferta de trabalho nos EUA, primeiro é preciso preparar um currículo ao molde americano. O documento deve incluir Personal information (informações pessoais), Resume (resumo), Professional experience (experiência profissional), Qualifications summary(formação acadêmica), Languages and Key skills (idiomas e informática) e References (referência). Também é legal ter um perfil no LinKedin, empresas americanas usam muito essa plataforma para buscar e analisar candidatos.

Considere as cidades com mercado de trabalho mais promissor

Flórida e Nova Jersey são os estados americanos com a maior concentração de brasileiros. É possível procurar emprego nessas localidades ou considerar as cidades dos EUA que mais abrem postos de trabalho.Quem pretende encontrar emprego na Flórida em 2019, deve se concentrar nas cidades com mercado de trabalho mais aquecido. Entre elas estão: Cape Coral, Orlando, Naples, Deltona e Ocala.

Faça um curso nos Estados Unidos

Fazer um curso nos Estados Unidos aumenta as chances de conseguir emprego. Por isso muitos brasileiros resolvem cursar uma especialização ou mestrado em território norte-americano. Com o diploma em mãos, fica mais fácil encontrar trabalho, sobretudo nas áreas de indústria, pesquisa e desenvolvimento.

Seja empreendedor

Ter espírito empreendedor é uma característica muito valorizada pelas empresas americanas. Além disso, o gosto por empreender pode ajudar o estrangeiro a se mudar para os Estados Unidos e abrir uma empresa. 

Para quem deseja investir em uma entidade comercial nos Estados Unidos, o programa de vistos EB-5 é uma maneira de obter o Green Card. Ao optar por tal modalidade, o investidor pode conseguir residência legal e futura cidadania norte-americana.

Use o português a seu favor

Falar português pode ser seu diferencial; use e abuse dessa "skills". Procure empregos que valorizem isso. Empresas multinacionais valorizam muito pessoas bilíngues. 

Peça indicação de amigos

Pela comunidade de brasileiros nos Estados Unidos ser grande, você vai encontrar facilidade em fazer amigos no país. Ainda mais com os grupos específicos em redes sociais como o Facebook, Instagram e Linkedin por exemplo. Assim, a partir dessa rede de contatos, poderão surgir indicações de trabalho.

Se precisar de mais informações, entre em contato com a gente. Teremos o enorme prazer de te ajudar a resolver as questões que envolvam sua mudança ou investimento no mercado norte americano!

Selecta Realty