Empreendimentos comerciais na Flórida: uma ótima maneira de investir

Categoria: Investir

Empreendimentos comerciais na Flórida: uma ótima maneira de investir

Investir no mercado imobiliário da Flórida é uma boa ideia. Mas, e em relação aos imóveis corporativos e comerciais?

Nós já discorremos diversas vezes aqui no Blog da Selecta Realty os principais motivos pelos quais você deveria investir no mercado imobiliário da Flórida, principalmente nas cidades de Miami e Orlando. Dedicamos vários textos a título de explicação quanto aos investimentos seja para moradia, seja para retorno financeiro, focado em casas residenciais. 

Mas, voltemos algumas casas. Se você está chegando agora por aqui e não acompanha nossos textos, separamos alguns fatos sobre os mercados imobiliário e financeiro da Flórida:

  • A economia do estado na costa sudeste dos EUA superou no ano passado a marca de 1 trilhão de dólares, com um salto de 240% dos investimentos de brasileiros, que foram de 1,8 bilhão para 6,3 bilhões em apenas 10 anos analisados pelo Banco Central. Leia mais.
  • A taxa de desemprego no Sunshine State registrou o percentual de 3,7 abaixo da média estadunidense, a menor em 12 anos. O que significa que as pessoas estão com mais renda e, consequentemente com maior poder aquisitivo e, portanto, empoderadas financeiramente, a adquirirem seu próprio imóvel, por isso, investir para vender ou alugar é um movimento inteligente. Leia mais.
  • Cidades turísticas, como Miami e Orlando, foram responsáveis por atrair mais de 125 milhões de turistas em 2018 e movimentar aproximadamente 5 bilhões de dólares por ano. Desse total, mais de 1 milhão de turistas analisados eram brasileiros.  Leia mais.
  • O aquecimento  do mercado, bem como o grande interesse do capital doméstico norte-americano como o estrangeiro,  resultam na valorização a curto, médio e longo prazo destes imóveis, propondo a proteção e expansão do capital investido. Leia mais.
  • A vacância está em baixa: a popularização da locação informal (AirBnB, TripAdvisor, entre outros) somada à locação formal para temporadas, fazem com que as taxas de ocupação desse tipo de investimento subam, tornando-o não só viável, mas extremamente rentável. Leia mais.
  • O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de investidores no mercado imobiliário da Flórida, representando 7% do montante investido no estado. Isso se dá pelos preços competitivos com as construções e ofertas nacionais, além das facilidades e condições de financiamento e vistos. Leia mais.

Agora que relembramos alguns fatores imprescindíveis do mercado imobiliário residencial, precisamos falar alguns tópicos quanto aos investimentos em empreendimentos comerciais, que se configuram de três formas, a depender do capital que você pensa em investir:

  1. Grande negócio: aqui falamos de mega investimentos, ou seja, na compra de projetos realizados em conjunto de incorporadoras e construtoras. São extremamente rentáveis, como um novo conjunto comercial em uma área urbana movimentada ou até mesmo um shopping mall. Os retorno são altíssimos, no entanto os custos iniciais são mais altos, as obras são projetadas com anos de antecedência e muitos riscos e imprevistos podem acontecer no meio do caminho. Recomendado para investidores inteligentes e com muito capital já investido. A operação de um complexo desse porte é altíssima e requer uma expertise especializada.

  2. Médio negócio: nesse aspecto, falamos no investimento, isto é, na aquisição, de conjuntos menores, como um único prédio comercial, de poucos andares, com menos salas e infraestrutura (com área comum, refeitório) mais modestos. Uma vez erguida a construção, e com a ocupação total das salas, os custos de manutenção, funcionamento e despesas fixas se pagam com os aluguéis e sua operação reduzida é menos complexa, podendo ser realizada pelo seu próprio escritório ou por um parceiro imobiliário especializado.

  3. Pequeno negócio: estes projetos menores, geralmente realizados em centros comerciais mais afastados da área corporativa urbana são financeiramente mais acessíveis e, por conta da menor área, possuem menos salas. A grande vantagem é a fácil ocupação completa e sua operação extremamente simplificada, geralmente com 20 salas ou menos. Nesse tipo de negócio também é possível adquirir apenas uma sala comercial, uma única área comercial onde será instalado um negócio.

É importante ter em mente que adentrar no mundo dos empreendimentos comerciais requer um estudo mais detalhado do mercado financeiro e imobiliário da região, principalmente em relação à localização, capacidade de ocupação do imóvel pretendido, potencial chance de ocupação, como se comporta o público ao redor, que lugares frequentam, o que fazem no horário de almoço, como funciona a mobilidade urbana, etc.

>>>Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre o assunto<<<