Furacões: é seguro comprar ou investir em um imóvel na Flórida?

Categoria: Investir

Furacões: é seguro comprar ou investir em um imóvel na Flórida?


Afinal, a costa leste onde se situa o Sunsinhe State, anualmente atingida por tornados e furacões, é segura para investimentos imobiliários?

Para os turistas mais aficcionados ou para os leitores mais antenados, as temporadas de tempestades e furacões nas costas sul e leste dos EUA não são novidade. De junho a novembro - com maior incidência em agosto, setembro e outubro -, todos os anos, os cidadãos norte-americanos ficam atentos à veículos de meteorologia e órgãos oficiais do governo. 

Pensando em falar abertamente do assunto, que é um grande ponto de dor ao pensar em comprar ou investir em uma casa em Miami ou Orlando, a Selecta Realty decidiu explicar os principais pontos de atenção ao investir em um imóvel na Flórida pensando em proteger sua casa da temporada de furacões. Vamos lá?

Cuidado com notícias sensacionalistas

Como brasileiros, já estamos acostumados com a mídia brasileira e seu bom e velho hábito de esgotar toda e qualquer possibilidade de um assunto que remotamente pode se tornar jornalístico. A mídia americana e internacional não são tão diferentes assim. Por isso é importante filtrar muito bem os veículos informativos pelos quais você recebe informações e atualizações sobre as condições das cidades em que deseja investir, bem como procurar, principalmente, informações de órgão oficiais, como o portal do National Hurricane Center e pelos aplicativos NOAA Now e 7 Hurricane Tracker. 

Segurança garantida e alertas de prevenção

Órgãos como o National Hurricane Center possuem tecnologias de ponta para identificar e detectar a formação de tempestade tropicais com 10 dias de antecedência, o que auxilia na preparação dos moradores e turistas das cidades impactadas por possíveis tempestades e furacões. Por isso, diferente de desastres naturais não monitorados - como terremotos - furacões possibilitam evacuação prévia e que a população atingida esteja preparada.

Cidades seguras

Orlando e Miami estão entre as 35 cidades mais seguras da Flórida. Localizada mais ao centro do continente e afastada do litoral, Orlando ocupa a 2ª posição do ranking porque recebe menos impacto das tempestades tropicais, uma vez que, quando elas entram em solo, a perda d’água, bem como a adição de materiais pesados do solo fazem com que o furacão se transforme gradualmente em um tornado e perca velocidade e por consequência, poder de destruição. Já Miami, mesmo localizada no litoral, não tem o histórico de receber tempestades ou furacões, o que faz com que ocupe a 14ª posição do ranking.

Casas resistentes à tempestades e furacões

A fim de realizar um investimento que garanta a segurança do capital investido e, principalmente, da sua família ou dos inquilinos que aluguem seu imóvel, é possível procurar e optar por imóveis que foram construídos com tal preocupação.

Desde o furacão Andrew que devastou o sul da Flórida em 1992 deixando aproximadamente 16 milhões de dólares em destruição pelo caminho, um novo código de leis para construção civil foi criado, fiscalizado e atualizado a cada três anos. Para que um projeto de construção seja aprovado, a construtora precisa atender alguns requisitos mínimos como paredes externas em concreto, isolamento nas paredes externas contra impacto, maior elevação das construções a fim de evitar inundações, telhados mais resistentes, janelas de alto impacto e portas externas com dobradiças reforçadas e com abertura para fora. 

Essas medidas elevam a segurança para os moradores da residência. Ao procurar por um imóvel na Flórida, conte com um parceiro que te mostre opções que contemplem essas medidas.

Seguro imobiliário

Seguro imobiliário por si só já é uma excelente ideia. Há alguns investimentos nos quais o seguro é inclusive, muitas vezes, obrigatório. Nesse caso, conserto e reconstrução do imóvel em caso de desastres naturais são responsabilidade da seguradora. Preste atenção somente na cláusula para seguro contra inundações, ela não costuma ser padrão para apólices de seguro e precisa ser adquirida separadamente.

Lembrando que, imóveis com as devidas medidas de segurança contra desastres naturais, já citadas anteriormente, apresentam uma considerável queda no valor do seguro residencial que, é importante mencionar, não assegura as pessoas dentro da casa. Por isso, é tão importante quanto o seguro residencial adquirir também seguros de vida para todos os moradores.

Onde conseguir ajuda

Para cidadãos brasileiros residentes nos EUA, principalmente no estado sulista da Flórida, que se encontra numa área de considerável exposição a tempestades e furacões, existem alguns órgãos específicos que podem ser procurados em tempos de crise, como:

Consulado-Geral do Brasil - (305) 801-6201

Miami Dade County - 305-468-5900

Orlando Dade County - 407 - 852-4644

Vias fechadas, alertas e abrigos - 800-342-3557

Abrigos públicos - floridadisaster.org/shelters

Remoção de pessoas - 850-921-0217

 

Selecta Realty