Mudar de país com a família: como facilitar esse processo?

Categoria: Morar nos EUA

Mudar de país com a família: como facilitar esse processo?


A crise política e econômica pela qual o Brasil está passando, faz com que o desejo de mudar para os Estados Unidos cresça cada vez mais.

Segundo algumas pesquisas o perfil de quem nutre essa ideia é na sua grande maioria composto por casais jovens e com filhos pequenos. 

Em busca de qualidade de vida, educação de ponta e gratuita, e oportunidade de negócios, essas pessoas estão cada vez mais decididas em recomeçar suas vidas em um país que possa oferecer mais oportunidades.

Ainda que a recente mudança de governo tenha assustado alguns brasileiros, os EUA ainda é o principal destino para aqueles que querem apostar em uma vida nova, e o estado da Flórida aparece no topo da lista das regiões mais desejadas.

A Selecta Realty - empresa experiente do ramo imobiliário, respondeu algumas questões que podem surgir nesse primeiro estágio de mudança, e os pontos principais a serem considerados nessa fase.

QUAIS SÃO AS FORMAS LEGAIS DE MORAR NO ESTADOS UNIDOS?

São mais de 180 vistos! Sim, você leu certo! Os vistos americanos vão de A a Z e existem mais de 180 tipos diferentes. Mas para solicitar algum deles você precisa entender qual o seu perfil.

Conheça algumas formas para morar nos Estados Unidos:

  • Habilidades extraordinárias - Pessoas com habilidades extraordinárias em Ciências, Artes, Educação, Negócios ou Atletismo podem solicitar um Green Card.

  • Visto de trabalho não imigrante - Vistos temporários que permitem que você more nos EUA por um determinado período de tempo. Após a expiração, é preciso voltar para o seu país. Os vistos de não imigrante podem ser obtidos por pessoas que trabalham em ocupações especiais que exigem pelo menos um bacharelado e por pessoas com habilidades extraordinárias. O empregador em questão preencherá o formulário I-129 por você.

  • Transferência entre empresas - As empresas podem transferir gerentes e executivos de escritórios estrangeiros para os EUA. O empregador deve preencher o formulário I-129 para dar início ao processo.

  • Visto de turismo - A permanência nos EUA é permitida por no máximo seis meses seguidos. Não obtenha um visto de turismo se pretende ficar mais tempo ou se pretende procurar emprego no país.

  • Visto de estudante - Converse com a instituição na qual vai estudar para descobrir se você se qualifica para um visto de estudante. Se o curso for curto, você provavelmente precisará de um visto de turismo.

COMO ENCONTRAR UMA CASA?

Comece a busca com antecedência pois, dependendo da região desejada, o processo para encontrar algo razoável pode ser demorado. É possível começar a procura  pela internet, ainda em seu país de origem.

Preferencialmente contrate um corretor para te auxiliar nessa pesquisa. 

PESQUISE POR HABITAÇÕES TEMPORÁRIAS

Se preferir procurar um local para morar quando já estiver vivendo nos EUA, as habitações temporárias podem ser a melhor opção. Esses imóveis contam com um contrato de curto prazo, e permite que nesse meio tempo você consiga fazer uma pesquisa mais consistente enquanto já esteja morando no país.

REÚNA DOCUMENTOS IMPORTANTES

Se tem uma coisa que não pode faltar na mala, são os documentos. Faça uma lista com todos documentos necessários para sua família e revise mais de uma vez! Abaixo alguns documentos requeridos na maioria dos casos:

  • Certidão de nascimento.
  • Certidão de nascimento de cônjuges e filhos.
  • Registros de adoção, caso você seja adotado.
  • Certidão de casamento.
  • Certidão de divórcio.
  • Histórico escolar de seus filhos.
  • Registros médicos e dentários de todos os que vão para os EUA

 

ABRA UMA CONTA BANCÁRIA

Vá até o banco mais próximo da sua casa e abra uma conta que tenha direito a um cartão de débito. A maioria dos estabelecimentos americanos aceita cartões, o que não torna o dinheiro vivo uma necessidade grande. Se possível, solicite um talão de cheques para cobrir seus gastos mensais.

  • Os documentos necessários para a abertura da conta dependem do banco em questão. Converse com um gerente para se informar melhor. Se tiver faltando algo, monte uma lista e volte mais tarde, após reunir toda a documentação.

 

HABILITE OS SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA SUA NOVA CASA

Converse com o seu corretor para descobrir o que precisa ser habilitado e quais contas precisam ser abertas. Normalmente, é preciso criar uma conta para:

  • Eletricidade.
  • Gás.
  • Água.
  • Aquecimento.
  • Telefone.
  • Internet.
  • TV.

 

MATRICULE OS SEUS FILHOS EM UMA ESCOLA

As crianças normalmente têm direito a uma vaga no distrito onde você mora. SAIBA MAIS.

  • Nos EUA, as crianças começam os estudos no jardim de infância aos cinco anos. Há também o pré-jardim de infância, com crianças de três e quatro anos.
  • Para se matricular em uma escola pública, é preciso apresentar uma cópia da certidão de nascimento da criança, passaporte, registros de vacinação e histórico escolar anterior. Ligue para a escola para saber o que exatamente você precisa levar.
  • Você também pode matricular seu filho em uma escola particular. Faça uma pesquisa na internet para encontrar as melhores na região e descobrir qual o processo de matrícula. Como a criança não tem, por direito, uma vaga em escolas particulares, dê início ao processo o quanto antes.

E POR ÚLTIMO MAS NÃO MENOS IMPORTANTE: PRATIQUE SEU INGLÊS!

Não precisa chegar no país com o inglês fluente, mas ter uma boa base vai te ajudar e muito em diversas situações. Existem muitos cursos online e gratuitos que são muito bons. Comece os estudos o quanto antes.

Independente do motivo da sua mudança para os EUA, conte com o total auxílio da equipe da Selecta Realty. Nossos consultores são capacitados para cuidar de todos os detalhes que envolvem você e sua família!