Por que tantos brasileiros estão investindo em imóveis na Flórida?

Categoria: Investir

Por que tantos brasileiros estão investindo em imóveis na Flórida?


Seja para morar, seja para investir, o mercado imobiliário da Flórida tem chamado cada vez mais atenção de investidores brasileiros. Mas, você sabe por quê?

Como consultores imobiliários, nós entendemos que independentemente da sua idade, condição financeira, estado civil, renda, gastos, e muitos outros fatores, investir em um imóvel - seja para morar, seja para alugar - é um grande passo e que todo cuidado é pouco. Em suma, não lidamos com imóveis, mas com sonhos. Por isso, a Selecta Realty tem como único objetivo transformar o sonho de nossos clientes de investir em imóveis na Flórida em realidade - acessível, prática e, acima de tudo, segura.

E, indo um pouco mais adiante, é com muita satisfação que inauguramos um espaço em nosso site para te ajudar a entender tudo sobre o mercado imobiliário da Flórida. Bem vindo ao Blog da Selecta Realty.

Com certeza, nos últimos anos, você se deparou com a máxima de que: investir na Flórida é um bom negócio e que seu mercado imobiliário atrai cada vez mais brasileiros. Muitos veículos do segmento informativo brasileiro têm promovido mais e mais essa ideia. Mas, afinal de contas, investir em imóveis na Flórida é uma boa ideia? Por que tantos brasileiros investem no estado norte-americano? Em resposta a isso, gostaríamos de compartilhar alguns dados do ano passado com você:

  • Em 2018, a economia da Flórida superou a marca de 1 trilhão de dólares, com um crescimento diário de 2,75 bilhões de dólares. Esses números foram divulgados pela Câmara de Comércio da Flórida.

  • De 2007 para 2017, os investimentos brasileiros no exterior tiveram um salto de 240%, de acordo com estudo realizado pelo Banco Central. Isto é, pularam de 1,8 bilhão para 6,3 bilhões de dólares em 10 anos. E, só nos EUA, foram 2,1 bilhões de dólares com foco na cidade de Orlando, considerado o melhor lugar para investir em imóveis nos EUA.

  • Além disso, a procura de investimentos na Flórida observou um aumento de 40% em relação ao ano anterior, muito por conta da dificuldade e incerteza de retomada da economia brasileira e da queda dos juros norte-americanos de 35% para 21%.

  • No mesmo ano, foi registrada a menor taxa de desemprego no estado norte-americano em 12 anos e 3,7% abaixo da média nacional o que resulta não somente em investimentos massivos por brasileiros residentes do Brasil, mas também de brasileiros já residentes nos EUA, que trocam  outros estados pela Flórida.

  • Miami e Orlando, principais alvos de investimentos brasileiros, unem forte economia, entretenimento, cultura e negócios, o que é fator decisivo para investidores.

  • De acordo com estudos do Banco Central realizados no ano passado, somente no primeiro semestre, os investimentos brasileiros nos EUA somaram quase 410 milhões de dólares. Grande parte deles para vacation homes, as casas de veraneio, que atraem brasileiros por serem investimentos em uma moeda sólida - o dólar - e que se pagam, muitas vezes, com a locação para turistas, muitos deles, também brasileiros.

  • O mesmo estudo aponta que no mercado imobiliário de Orlando, por exemplo, um imóvel de aproximadamente 250 mil dólares tem uma valorização de 9% ao ano (quase 23 mil dólares) e já denota crescimento de 35% em três anos (quase 83 mil dólares).

  • Segundo o Consulado do Brasil em Miami, já são 300 mil brasileiros morando na Flórida, que movimentam um montante de 5 bilhões de dólares por ano.

  • A crise global de 2008, resultado da bolha no mercado imobiliário norte-americano, resultou em um grande estoque de novas casas na Flórida, o que gerou a oportunidade para que, pouco menos de 10 anos depois, o estado localizado no sul dos EUA tivesse uma retomada abrupta e sem sinais de desaceleração. Isso fez com que o cidadão americano sentisse menos segurança ao investir em imóveis, deixando espaço para nós, brasileiros. Muita oferta para pouca procura nos criou a oportunidade perfeita para realização do sonho de investir ou morar no exterior.

  • Brasileiros ocupam o primeiro lugar no ranking de investidores imobiliários na Flórida, o que só comprova a segurança e praticidade desses investimentos.

De 2007 para 2017, os investimentos brasileiros no exterior tiveram um salto de 240%, de acordo com estudo realizado pelo Banco Central. Isto é, pularam de 1,8 bilhão para 6,3 bilhões de dólares em 10 anos. E, só nos EUA, foram 2,1 bilhões de dólares com foco na cidade de Orlando, considerado o melhor lugar para investir em imóveis nos EUA.

Todos esses dados só enfatizam a nossa resposta: investir em imóveis na Flórida é uma excelente ideia e o momento não poderia ser melhor.

Outra dúvida comum é em relação ao visto, que, na verdade não é necessário para investir nos EUA. Qualquer pessoa pode adquirir um imóvel, com o único pré-requisito de possuir cadastro em um banco norte-americano se a opção de pagamento for o financiamento.

E, melhor ainda, o financiamento é totalmente acessível: hoje, a prática do mercado imobiliário da Flórida para financiamento é solicitar de 30% a 40% de entrada, com parcelas fixas com juros que variam entre 4,5% e 5,5% ao ano.

A Flórida oferece inúmeras opções de imóvel, por região e tipo de propriedade, para morar ou investir. São casas nos bairros residenciais e com estruturas otimizadas para abrigar famílias, nos centros, chamados downtown, e à beira mar. Quanto aos tipos de imóvel, é possível investir em casas, flats, lofts, apartamentos e áreas e terrenos para construção. A escolha depende totalmente dos objetivos dos investimentos.

Em relação ao Brasil, falando da oscilação da moeda norte-americana, o momento é bom para investir uma vez que a economia brasileira dá alguns sinais de retomada e é esperado que o dólar comercial volte a cair, tornando os investimentos ainda mais atraentes.

Por fim, um fator interessante do mercado imobiliário da Flórida é que, mesmo com a alta procura por imóveis - principalmente em Orlando e Miami - os investimentos ainda são uma excelente opção para quem procura por rentabilidade, já que tanto os imóveis como ambas as cidades e principalmente, a economia do estado, indicam forte crescimento nos próximos anos.

No entanto, investir na Flórida pode não ser tão simples assim, principalmente porque se trata de uma economia estrangeira, com indicadores de mercado e legislação diferentes da brasileira, o que causa a sensação de insegurança e desconforto. Isso pode ser facilmente dissolvido quando se conta com um bom parceiro imobiliário, que garanta agilidade, praticidade e segurança durante todo o processo do investimento.

Para resumir, compartilhamos da mesma opinião da InfoMoney, que enumerou 5 motivos para investir na Flórida:

  1. Investimento totalmente possível: um grande mito ao investir na Flórida é o preço dos imóveis, que na verdade são muito competitivos com os preços de imóveis aqui no Brasil;

  2. Rentabilidade: tanto na valorização quanto no aluguel, é possível angariar retornos consideráveis com os investimentos em imóveis, uma vez que o estado da Flórida tem um alto índice de turistas que pagam em dólar. De janeiro a setembro de 2018, 95,8 milhões de pessoas visitaram a Flórida, 6,7% a mais do que no mesmo período no ano anterior, o que é um bom sinal para quem deseja alugar casas de temporada, certo?!

  3. Proteção do capital investido: uma pesquisa realizada pela Forbes em conjunto com o Local Market Monitor aponta Orlando, na Flórida, como a cidade com maior probabilidade de retorno do investimento e com baixos índices de riscos. Lembra desse dado aqui: valorização de 9% ao ano, 35% em três anos? Então, justamente isso.

  4. Crescimento econômico acentuado da Flórida: se a Flórida fosse um país, o estado norte-americano seria a 17ª maior economia do mundo.

  5. Qualidade de vida: clima similar ao brasileiro, ensolarado o ano todo e chuvas de verão. Além da qualidade de ensino, segurança e limpeza das cidades. A Flórida também tem, principalmente em Orlando, grandes investimentos em infraestrutura, transporte, turismo e desenvolvimento tecnológico, o que só acentua a segurança e retorno dos investimentos.

Quer saber como a Selecta Realty pode te ajudar a encontrar o imóvel perfeito para morar ou investir na Flórida e lhe dar a segurança que você e sua família precisam para decidir investir?

Fale com a gente e descubra um mundo de oportunidades que moram aqui na Flórida.