Quais documentos são necessários para comprar minha casa na Flórida?

Categoria: Morar nos EUA

Quais os documentos necessários para comprar minha casa na Flórida?


Para comprar uma casa nos EUA é necessário apresentar um série de documentos e passar por alguns protocolos. Eles podem parecer burocráticos, mas são simples se deixarmos tudo em ordem.

Cada vez mais aquecido, o mercado imobiliário da Flórida atrai mais e mais brasileiros a cada ano que passa. Independentemente do objetivo que você tem para o imóvel adquirido, seja para investir em Vacation Homes, seja para morar, o comprador deverá passar por uma série de etapas e apresentar alguns documentos para efetuar a compra. Nós já explicamos neste artigo todo o processo, desde a compra de dólares até os benefícios do Green Card.  Se você tiver alguma dúvida em relação a estes tópicos, clique aqui.

Antes de elencarmos os documentos necessários para compra de um imóvel em solo estadunidense, é importante mencionarmos essas dicas práticas e que podem te ajudar muito no processo como um todo: 

  1. Compre dólares: comprar dólares antecipadamente podem agilizar o processo, uma vez que, ao indicar interesse pela compra de um imóvel nos EUA, você terá de entrar em contato com o banco da sua titularidade para realizar a conversão cambial entre o capital que você tem em reais para dólar;

  2. Tenha os documentos necessários em mãos: contar com os documentos necessários, que iremos mencionar abaixo, de prontidão, é uma prática que agiliza, e muito, o processo todo;

  3. Abra uma conta num banco norte-americano: movimentações bancárias em contas de mesma titularidade, independentemente de serem internacionais, são mais ágeis do que entre titularidades diferentes. Assim, transferir da sua conta nacional para sua conta americana - de mesma titularidade - o montante necessário para realização da compra do seu imóvel é uma jogada inteligente;

  4. Escolha entre pagamento à vista ou financiado: novamente, a documentação. Se você deseja comprar à vista ou financiar, as documentações exigidas são diferentes. Por isso, decidir o quanto antes qual será o meio de pagamento e levantar a documentação necessária antecipadamente pode fazer com que o processo ganhe velocidade;

  5. Fique atento ao visto temporário ou permanente (Melhores opções de financiamento para Green Card Holders): novamente, se você quer comprar à vista ou financiar, as condições de negociação também mudam. Por exemplo, na compra à vista, não é necessário que você esteja presencialmente em solo americano, no financiamento, sim. Se atentar à validade do seu visto pode te evitar problemas. Além disso, caso seu intuito seja comprar para morar, tentar a aplicação antecipada para o visto de residência permanente, o Green Card, pode te garantir benefícios, inclusive, no financiamento. Clique aqui para saber mais.

Para financiamento ou pagamento à vista o tempo médio de efetivação da compra varia entre 15 a 60 dias, muito menor do que o processo burocrático brasileiro, certo? No entanto, um dos processos mais demorados não é a compra à vista ou parcelada, em si. Mas sim o levantamento e verificação de documentos requisitados pelo Governo e Bancos americanos. Portanto, se organizar e deixar tudo em ordem antes de indicar o interesse pela efetivação do negócio pode fazer com que o processo como um todo seja mais ágil e prático.

Para quem deseja pagar o imóvel `vista, os documentos necessários para realização do wire transfer - similar ao TED no Brasil - e efetivação da compra são: passaporte e visto válidos, somente.

Os documentos necessários para financiar minha casa na Flórida:

  • Passaporte e visto válidos;
  • Preenchimento do formulário de requisição com informações como nome, sobrenome, naturalidade, estado civil, idade, etc;
  • Cartas de referência;
  • Carta de idoneidade financeira;
  • Declaração dos últimos dois anos de Imposto de Renda, em solo americano ou estrangeiro;
  • Carta de referência do contador atestando a origem lícita do capital que será investido de entrada do imóvel;
  • Extrato bancário dos últimos 3 meses, garantindo a total disponibilidade dos recursos financeiros para quitar o valor de entrada do imóvel (30% do valor total), despesas com escritura e documentação, pelo menos 6 meses do valor das prestações. Este extrato também objetiva comprovar uma renda mensal superior a 3 vezes o valor da parcela mensal de financiamento;
  • Histórico de negociação de crédito, a fim de comprovar o status de bom pagador. Aqui, podem ser apresentados extratos e comprovantes de pagamento de cartão de crédito, outros financiamentos, leasing veicular, etc.

Principalmente por conta das diferenças entre os trâmites legais e financeiros entre EUA e Brasil é recomendável que você procure uma assessoria especializada no mercado imobiliário da Flórida. Somente de documentação necessária, já é um trabalhão para você realizar o levantamento, ainda mais, se você estiver em família, pensando, principalmente, na questão do visto.

Deixe o trabalho grosso para Selecta Realty e preocupe-se em procurar e encontrar a casa dos sonhos para você e sua família na Flórida.

>>>Clique aqui para falar com nossos especialistas<<<