Que tal conhecer uma maneira mais lucrativa de investir em imóveis?

Categoria: Investir

Que tal conhecer uma maneira mais lucrativa de investir em imóveis?


Após anos de recessão, o mercado imobiliário brasileiro dá indícios de lenta recuperação. Mas, ainda assim, existem maneiras melhores de investir em imóveis: na Flórida.

Ainda que o Governo Federal, após as eleições, tem dado sinais de medidas para fomentar a recuperação macroeconômica do país e das grandes expectativas com relação ao mercado imobiliário brasileiro, a insegurança instaurada pela crise de 2008 - e seus desdobramentos - e pela grave retração no mercado de imóveis do Brasil permanece.

Isso significa que, mesmo com as possibilidades de retomada da economia e aquecimento na compra e venda de imóveis para este ano, investidores permanecem atentos e receosos, esperando os próximos passos determinantes para consolidar ou não uma guinada econômica que o Brasil tem esperado há anos.

Por esse motivo, preparamos para você este Blog Post com o intuito de te ajudar a conhecer e entender uma maneira mais lucrativa de investir em imóveis.

O hábito brasileiro de investir em imóveis

Desde os anos 1980, com a inflação brasileira em índices exorbitantes - que chegaram até 200% ao ano -, o hábito de investir em imóveis se tornou um sinônimo de segurança, proteção do capital investido e valorização do bem ao longo dos anos. O que comprova esse fato é o hábito brasileiro de investir também em fundos imobiliários, no qual o lastro são justamente os imóveis.

Em 2013, a economia brasileira, em reflexo da crise imobiliária norte-americana - conhecida como crise das subprime -, deu fortes sinais de desaquecimento, o que culminou no pior ano para o mercado imobiliário brasileiro em 2015. A herança da crise dos EUA somada ao enfraquecimento da economia nacional em razão da incerteza política, corrupção e dos gastos exacerbados com a Copa do Mundo de 2014 e Olímpiadas de 2016 afugentou o investimento estrangeiro do país.

Uma maneira mais lucrativa de investir em imóveis

Em função disso, a prática de investir em imóveis no Brasil ficou abalada e fez com que os investidores brasileiros procurassem por um investimento alternativo viável, seguro e rentável, que tomou forma no final de 2015 e início de 2016 com os investimentos brasileiros no mercado imobiliário da Flórida, principalmente em Orlando e Miami, que, em menos de 4 anos, se tornaram uma tendência. E é justamente destes investimentos que estamos falando.

Essa crescente procura por imóveis na Flórida se dá por uma série de fatores, que envolvem desde a segurança dos investimentos, retorno do capital investido e alta rentabilidade, até a possibilidade de preservação e expansão do patrimônio com imóveis nessas cidades, que demonstram economias aquecidas, sólidas e com grandes projeções de valorização no valor do imóvel no futuro.

Imóveis no Brasil vs. imóveis na Flórida

Outro ponto de atenção: em adição a isso, se compararmos os preços de imóveis parecidos em regiões similares, isto é, bairros com a mesma infraestrutura e ecossistema de entretenimento, saúde e compras, como São Paulo e Orlando, por exemplo, é possível notar que os preços, uma vez que convertemos o câmbio entre dólar/real, são equivalentes, mas as possibilidades não. O que queremos dizer é: é totalmente possível adquirir um imóvel para investimento na Flórida tão equipado, em ótimas condições e bem localizado quanto no Brasil.

Alguns fatores são cruciais para que esse fenômeno aconteça, como: a economia do estado sulista norte-americano está superaquecida e ultrapassou em 2018 a marca de 1 trilhão de dólares.

Além disso, a menor taxa de desemprego registrada em 12 anos na Flórida é uma variável imprescindível para analisar o poder de compra do consumidor - seja americano, seja brasileiro - por lá, o que impacta diretamente o preço dos imóveis - o fato de o cidadão ter mais dinheiro para investir aumenta a procura e, consequentemente, o valor dos imóveis - que, mesmo com uma recente curva ascendente, continuam bastante competitivos com relação aos preços de imóveis no Brasil.

Em termo de rentabilidade, o mercado imobiliário brasileiro registrou em 2018, de acordo com o IGMI-R (Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial), uma valorização de 0,64% após três anos em queda desde 2015. Já na Flórida o cenário é bem diferente. Tomemos como exemplo a cidade de Orlando, que nos últimos 5 anos teve uma valorização de 62%. Eleita a melhor cidade para investir pela Revista Forbes, uma casa em Orlando tem a média de 9% de valorização anual. De acordo com o segmento informativo do mercado financeiro, para os próximos anos - até 2021 -, é esperado que esse número suba para 35% em relação a 2018.

Vacation Homes

Esses imóveis têm sido amplamente utilizados por investidores brasileiros como Vacation Homes ou casas de veraneio. Com o crédito fácil para financiamento imobiliário para estrangeiros, muitos investidores utilizam o imóvel para locação de temporada e quitam mensalmente o financiamento com os recebíveis do aluguel. É importante mencionar que esses recebíveis são em dólar, moeda mais forte que o real, possibilitando não só o pagamento das parcelas do financiamento, mas também são uma fonte de renda totalmente válida e rentável.

Ficou interessado em investir na Flórida? Fale com nosso time de especialistas e entenda como podemos tornar seu sonho de investir ou morar no mercado imobiliário norte-americano realidade.

Continue acompanhando o Blog da Selecta Realty para obter as informações mais precisas sobre o mercado imobiliário da Flórida.