Será que casas de férias são mesmo um bom negócio?

Categoria: Investir

Será que casas de férias são mesmo um bom negócio?

Ao investir em imóveis na Flórida, algumas preocupações simples podem ser o grande diferencial entre lucro e prejuízo

Todo investimento, independentemente de sua modalidade - seja ele financeiro, seja imobiliário - requer um estudo prévio sobre algumas características comuns entre eles: valorização a longo prazo, rentabilidade, rentabilidade acumulada no mês, trimestre, semestre e em 12 meses, oscilações inerentes do mercado, proteção do capital investido e assim por diante. 

Esse conjunto de propriedades específicas dos investimentos são fatores de análise cruciais a fim de separar o joio do trigo e investir naquilo que pode lhe oferecer a possibilidade de proteção e expansão do seu patrimônio. Esses conceitos são a chave para garantir investimento rentáveis, a curto, médio ou longo prazo. Não importa se você nunca investiu ou se é um experiente investidor, é preciso estar sempre atento, planejar-se e fazer movimentos inteligentes com seu dinheiro. 

Nesse quesito, esses tópicos são fundamentais para investir também de forma segura, a fim de evitar perda de capital, que, a depender da modalidade e do montante investido, um erro pode ser quase fatal.

No mercado imobiliário isso não é diferente. Pensando justamente em te ajudar a ficar atento a esses pontos, separamos alguns tópicos que necessitam de total atenção para quem pensa em investir em um imóvel na Flórida, mais precisamente em Orlando ou Miami, com o objetivo de transformá-lo em um investimento assertivo. 

1) Cuidado na hora de contratar uma administradora imobiliária:

Adquirir um imóvel para aluguel, principalmente em outro país, significa que você precisará de um parceiro para te auxiliar com as despesas recorrentes, fluxo de caixa, rotatividade de inquilinos e manutenção do imóvel. Nos EUA, esse parceiro se configura no formato de administradoras imobiliárias, em inglês, Property Managers. Geralmente, essas empresas oferecem dois tipos de administração: para aluguel de temporada e aluguéis de longa duração. Elas administram os locadores, os recebíveis e os repasses, fazem a gestão de reparos e reformas do imóvel e apresentam demonstrativos financeiros da rentabilidade e das despesas da locação.

Além disso, procure por administradoras que mostrem resultados e números reais de imóveis semelhantes ao que você investiu ou está pensando em investir. Assim, você consegue ter uma métrica e poder de análise entre os concorrentes. Por isso, realize estudos prévios, analise diferentes empresas de property management a fim de encontrar a melhor taxa de administração e melhores serviços oferecidos. Confiança aqui é primordial.

2) Lembre-se: decoração é tudo

Para garantir a máxima taxa de ocupação do seu imóvel em temporadas de alto fluxo de turistas, existe um ponto crucial a fim de encantar e atrair o máximo de procura para seu imóvel: a decoração. Um imóvel bem decorado é sabidamente mais procurado do que imóveis que não têm essa preocupação.    Conforto, beleza e qualidade de vida são aspectos que turistas estão sempre à procura ao alugar uma casa para passar as férias. Se imagine do outro lado: você prefere passar suas férias em um imóvel bem decorado, de fácil acesso às atrações turísticas da cidade ou em um imóvel afastado do centro e decorado às pressas? A gente já sabe a resposta. É dessa maneira que seus possíveis inquilinos vão pensar.

3) Como é a infraestrutura do condomínio?

Se sua Vacation Home fica localizada dentro de um condomínio, lembre-se de levar em consideração um adicional sobre o valor do aluguel que se destina ao pagamento das parcelas do condomínio. Por isso, é preciso avaliar as condições e infraestrutura. Piscina, área de lazer para diferentes idades - crianças, adolescentes e adultos, jardins, churrasqueiras, estacionamento. Todos esses atributos são foco de grande procura dos turistas que gostariam não somente de passar as férias em uma casa decorada e bem estruturada, mas também de usufruir de um condomínio com excelente estrutura para toda a família. 

Esse cuidado é importante porque os turistas que vão para Orlando tendem a voltar nos anos seguintes, e preferem alugar as mesmas casas em que tiveram uma boa experiência. Por isso, a infraestrutura faz toda a diferença no sucesso do seu investimento para locação.

Ao pesquisar, procure por condomínios bem avaliados em aplicativos, como o TripAdvisor e AirBnb, por exemplo. Visite-os antes de efetuar a compra e conheça as opções de infraestrutura disponíveis. Compare, compare e, não se esqueça: compare. 

4) Localização

Este quesito é um dos grandes diferenciais que influenciam diretamente na taxa de ocupação do seu imóvel para temporada. Miami e Orlando, por exemplo, possuem diversas atrações turísticas, como parques de diversão, estúdios de filmagens, aquários, shoppings, restaurantes, pubs e bares. Nesse sentido, adquirir um imóvel próximo ou nas redondezas dos locais onde há vida de diversão diurna - para crianças e adolescentes - e noturna - para os adultos, é importante. 

Lembre-se também que inquilinos que desejam passar vários dias no seu imóvel precisarão fazer compras, portanto, a proximidade do seu imóvel com supermercados, boulevards e farmácias podem chamar a atenção.

No entanto, na hora de escolher a localização do seu imóvel, não é só a proximidade de atrações e comércios que conta. Nem todo lugar permite locações por temporada na Flórida e muitos condomínios têm regras específicas com relação a isso. Por isso, é preciso estar atento e contar com um property manager que tenha experiência no negócio para não entrar em nenhuma furada.

5) Bônus vs. ônus: avalie todos os riscos antes de comprar

Pense sempre em investimentos assertivos, a fim de garantir a rentabilidade do seu investimento. Analise os riscos antes de comprar seus imóveis, converse com diferentes empresas de property management. Um consultor imobiliário bem informado pode te direcionar para os melhores condomínios e plantas, indicar profissionais de decoração e gerenciamento, e dar dicas que vão te ajudar em um novo investimento. Ele são seu principal ponto de informação. 

Aqui, na Selecta Realty, estamos constantemente pesquisando números, mercado, novidades e inovações para poder oferecer a melhor consultoria possível.

Por isso, tenha certeza de que o seu consultor é verdadeiramente um parceiro no seu negócio.

6) Valores altos: condomínio e prestação do financiamento

Fique sempre atento às condições de pagamento do seu imóvel. Nos nossos anos de experiência no mercado imobiliário da Flórida, nos deparamos com um número considerável de investidores em Vacation Homes que não fizeram as contas com cautela, resultando gastos mensais muito superiores do que a receita que o imóvel gera. Aqui, faça as contas em relação ao valor de entrada que você precisará dar para adquirir seu imóvel, estude as opções de financiamento, como número de parcelas e valor de cada uma. Em paralelo, veja quanto você precisará pagar por mês de condomínio. 

Se quiser uma conta mais precisa, leve também em consideração os valores de manutenção do seu imóvel, como já mencionamos acima. Assim, você não terá nenhuma surpresa depois de realizar seu investimento.  

Nossos profissionais são especialistas no estudo de rentabilidade da locação de imóveis na Flórida. Eles podem te ajudar a ter uma análise mais próxima do seu faturamento para fazer as escolhas certas.

7) Cuidado ao usar ou emprestar sua casa em épocas de alta temporada:

Por fim, tenha muito cuidado ao utilizar ou emprestar para familiares e amigos o seu imóvel. Claro que, no fim do dia, o imóvel é seu e você pode utilizá-lo quando quiser. No entanto, se você, familiares ou amigos estão utilizando o imóvel em épocas de alta temporada, ele não está disponível para locação, não é mesmo?

Se esse é um hábito recorrente, a rentabilidade do seu imóvel ficará fragilizada. Além disso, a utilização constante do seu imóvel pode te trazer outras despesas. Fique atento à marcas de utilização, sujeira, danos e outros detalhes que podem afugentar possíveis inquilinos. Nesse sentido, a utilização constante do imóvel irá resultar em uma ocorrência maior desses detalhes, tornando também recorrentes os reparos que sua casa de férias irá precisar, ou seja, gatos. Uma boa frase que podemos trazer aqui é: utilize com moderação. 

A aquisição de casas de férias é sim um bom negócio, desde que os fatores listados no artigo sejam observados com muito cuidado. Por conta da quantidade de detalhes que necessitam de atenção, procure sempre um parceiro disposto a cuidar do seu investimento com total profissionalismo e carinho.

Caso necessite de ajuda para pensar em todos esses pontos antes de adquirir seu imóvel, fique à vontade para entrar em contato conosco e falar com um especialista da Selecta Realty no mercado imobiliário da Flórida. Estamos prontos para tirar suas dúvidas e te ajudar a fazer o melhor negócio.